O uso de lubrificantes como a vaselina líquida no espéculo para a coleta da amostra não é recomendado. O Ministério da Saúde aconselha evitar a utilização de lubrificantes, espermicidas e medicamentos vaginais 48 horas antes da coleta, pois esses tipos de substâncias recobrem os elementos celulares, prejudicam a qualidade da amostra para o exame citopatológico e assim dificultando a avaliação microscópica1.
Complementação
No entanto, existem estudos que analisaram o efeito do uso de lubrificantes a base de água em pouca quantidade ou até mesmo água no espéculo e identificaram que o uso dessas substâncias não compromete as amostras para o exame citopatológico, além de promover menor desconforto em mulheres, principalmente idosas2,3.
Um estudo que utilizou uma pequena quantidade de gel lubrificante solúvel em água no espéculo para a realização do exame, constatou que esse método diminuiu a dor associada a inserção e abertura do espéculo em mulheres que se encontravam na pré-menopausa e pós-menopausa sem afetar a qualidade das amostras para análise do exame2.