Vacina contra a gripe durante a gravidez não está associada a resultados adversos à saúde infantil?

| 03 out 2021 | ID: poems-44263

Área Temática:

Questão Clinica:

A vacina contra influenza administrada durante a gravidez está associada a um risco maior de efeitos adversos à saúde infantil?
Resposta Baseada em Evidência:

Este estudo não encontrou evidências de um aumento do risco de resultados adversos à saúde infantil com a vacinação materna contra a influenza durante a gravidez.

Alertas:

Contexto:

Estudo de coorte retrospectiva, interligando duas bases de dados na província de Nova Escócia, Canadá, com até 5,5 anos de acompanhamento. Foram incluídas 28 255 crianças, das quais 10 227 foram expostas no útero à vacina sazonal tríplice contra a influenza. A vacinação materna contra influenza não se mostrou associada à asma, ao câncer nem à privação dos sentidos. Também não pareceu evitar infecções nos primeiros anos de vida, nem internação ou utilização de pronto-socorro. Uma ressalva é que a hipótese nula de não-associação foi testada sem que se calculasse um tamanho de amostra suficiente para garantir poder estatístico suficiente. Por outro lado, depois de analisar dezenas de milhares de nascimentos, qualquer associação que passasse desapercebida provavelmente seria irrelevante em comparação ao risco associado à influenza na gravidez.

Referencia

Mehrabadi A, Dodds L, MacDonald NE, et al. Association of maternal influenza vaccination during pregnancy with early childhood health outcomes. JAMA 2021;325(22):2285-2293. Disponível em: https://doi.org/10.1001/jama.2021.6778

Comentários:

A vacinação de gestantes contra a influenza sazonal é uma rotina no Brasil, de forma que é reconfortante termos dados sobre a segurança da vacina para as crianças que vêm dessas gravidezes

Data de acesso:

Endereço:

https://doi.org/10.1001/jama.2021.6778

Número, Data e Autoria:

Leonardo Fontenelli, setembro 2021