Sessões de terapia comportamental grupal são eficazes para a cessação do tabagismo

| 31 maio 2021 | ID: poems-43867

Área Temática:

Questão Clinica:

Qual a eficácia das intervenções comportamentais realizadas em grupo para alcançar a cessação do tabagismo a longo prazo?
Resposta Baseada em Evidência:

A terapia de grupo foi melhor para ajudar as pessoas a pararem de fumar do que a autoajuda e outras intervenções menos intensivas. Comparativamente, se 5% das pessoas pudessem se beneficiar (cessação por seis ou mais meses) usando materiais de autoajuda, 8 a12% seriam exitosas se tivessem apoio do grupo.

Alertas:

Nesta revisão da Cochrane, a qualidade dessas evidências foi moderada, porque os estudos não relataram métodos com detalhes suficientes para excluir possíveis vieses. A maioria dos estudos acompanhou os participantes por 12 meses.

Houve evidência favorecendo grupos de tabagistas quando comparado a aconselhamento e apoio breve por um profissional de saúde, classificada como evidência de “baixa qualidade”, devido à variabilidade e risco de viés, com diferença menor e mais variável.

Há evidência de baixa qualidade de benefícios de grupos de tabagistas também em estudos sem grupo controle.

Não houve evidências suficientes para avaliar se os grupos eram mais eficazes ou custo-efetivos do que o aconselhamento individual intensivo, para apoiar o uso de componentes psicológicos específicos em programas de cessação, e não foi possível demonstrar quais componentes de programas baseados em grupos foram mais úteis.

Contexto:

Uma das abordagens para ajudar as pessoas a pararem de fumar é o apoio baseado em grupos de tabagistas. Terapias grupais oferecem a oportunidade de aprender técnicas comportamentais para a cessação do tabagismo e de fornecer apoio mútuo. Nesta técnica, participantes se reúnem regularmente (número de encontros e componentes variáveis), com um facilitador treinado no aconselhamento comportamental.

Embora haja evidências razoáveis ​​de que grupos são melhores que autoajuda ou outras intervenções menos intensivas, para a cessação do tabagismo, não há evidências suficientes para determinar quão efetivas elas são em comparação com o aconselhamento individual intensivo.

A eficácia geral dos programas multicomponentes, que incluem a resolução de problemas e elementos de apoio social, foi estabelecida, mas a eficácia específica de seus componentes ou de procedimentos específicos requer amostras grandes que podem ser difíceis de alcançar, dada a dificuldade de atrair fumantes para programas intensivos.

Por outro lado, a identificação de subgrupos de fumantes que são ajudados diferencialmente por componentes específicos é factível, e isso pode levar ao desenvolvimento de intervenções direcionadas.

Referencia

Stead LF et al. Group behaviour therapy programmes for smoking cessation. Cochrane Reviews, 2017, Issue 3. Art. No.: CD001007.DOI: 10.1002/14651858. CD001007.pub3. Disponível em: https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD001007.pub3/full#CD001007

Comentários:

O objetivo dos autores foi determinar o efeito das intervenções comportamentais fornecidas pelo grupo para alcançar a cessação do tabagismo em longo prazo (seis ou mais meses).

Do ponto de vista do tabagista motivado a cessação, representa estratégia adequada ser incluso em um grupo de tabagistas para aumentar a probabilidade de sucesso.

Data de acesso:

Endereço:

https://nzdoctor.us16.list-manage.com/track/click?u=967e347171e012aa2ccda35c9&id=b567035f9e&e=7b4b9e29c8

Número, Data e Autoria:

Leonardo C M Savassi, maio 2019