Beber mais 1,5 litro por dia de água reduziu pela metade a recorrência de infecção do trato urinário (ITU) em mulheres com história de pelo menos 3 episódios por ano.
Esses pesquisadores inscreveram 140 mulheres na pré-menopausa com 3 ou mais episódios documentados de ITU inferior, mas não de pielonefrite no ano anterior. Neste estudo não cego (qual é um placebo adequado para água?), as mulheres foram randomizadas, usando alocação oculta, para continuar seus níveis normais de ingestão de água ou para beber mais 1,5 litros (3 garrafas) de água da marca Evian diariamente por 12 meses, que os participantes, em média, conseguiram manter. A análise foi por intenção-de-tratar. As mulheres no grupo de água extra tiveram aproximadamente metade das infecções do grupo de ingestão normal, uma média de 1,7 ITUs documentadas ao longo do ano (IC95% 1,5 a 1,0), em comparação com uma média de 3,2 infecções no grupo de ingestão normal (IC95% 3,0 a 3,4 p <0,001). Toda aquela água extra resultou em mais 2 idas ao banheiro todos os dias, em média, do que o grupo de ingestão normal.
Hooton TM, Vecchio M, Iroz A, et al. Effect of increased daily water intake in premenopausal women with recurrent urinary tract infections. JAMA Intern Med 2018;178(11):1509-1515. Disponível em: https://jamanetwork.com/journals/jamainternalmedicine/fullarticle/2705079
O estudo agregou informações sobre os benefícios do aumento da ingesta hídrica em mulheres com histórico de infecções do trato urinário recorrentes. Este é um hábito que pode ser incorporado na rotina desta subpopulação.