Nitrofurantoína por cinco dias é superior à fosfomicina em dose única no tratamento de mulheres com ITU baixa não complicada

| 01 out 2021 | ID: poems-44077

Área Temática:

Questão Clinica:

Um tratamento de 5 dias de nitrofurantoína é tão ou mais eficaz quanto a dose única de fosfomicina no tratamento de mulheres com quadro compatível a infecção do trato urinário (ITU) inferior não complicada?
Resposta Baseada em Evidência:

O uso de nitrofurantoína por 5 dias é mais eficaz que a fosfomicina em dose única para obter resolução clínica e microbiológica em quadros de ITU baixa não complicada em mulheres.

Alertas:

Anteriormente não parecia haver uma superioridade entre tratamentos propostos, quando há um cenário sem resistências e conhecido. Em função da fosfomicina manter atividade contra muitos tipos resistentes a múltiplas drogas (conhecidos como MDR), e usá-la em demasia pode resultar num aumento das taxas de resistência, reserva-se seu uso para casos suspeitos de infecções com esta característica (MDR), ou quando os antibióticos de primeira linha não podem ser utilizados.

Contexto:

Nitrofurantoína é uma medicação disponível pelo SUS. Um ensaio clínico randomizado controlado (simples cego) avaliou 513 mulheres com 18 anos ou mais que apresentavam pelo menos um sintoma de ITU baixa (disúria, urgência miccional, polaciúria, desconforto suprapúbico) ou urina positiva para nitrito ou esterase leucocitária. Foram critérios de exclusão: gestação, lactação, suspeita de ITU alta, uso de antibiótico para tratamento de ITU nas últimas 4 semanas, uso de sonda vesical de demora e imunodepressão. As pacientes receberam aleatoriamente nitrofurantoína 100mg oral a cada 8 horas durante 5 dias ou uma dose única de fosfomicina oral. Embora as pacientes soubessem da medicação usada no tratamento, os médicos que avaliaram os desfechos do tratamento não sabiam. O acompanhamento completo (por 28 dias) ocorreu em 92% das pacientes. O grupo submetido à nitrofurantoína obteve resolução completa dos sinais e sintomas significativamente maior que o grupo submetido à fosfomicina (70% vs 58%; p=0,004; NNT=8,1; IC95% 4,8-25,9). O mesmo ocorreu quanto à resolução microbiológica (74% vs 63%; p=0,04). Os grupos não diferiram significativamente quanto ao desenvolvimento de pielonefrite ou sepse urinária. Os eventos adversos foram leves e ocorreram de forma semelhante em ambos os grupos de tratamento, predominando os gastrointestinais, como náuseas e diarreia.

Referencia

Huttner A, Kowalczyk A, Turjeman A, et al. Effect of 5-day nitrofurantoin vs single-dose fosfomycin on clinical resolution of uncomplicated lower urinary tract infection in women. A randomized clinical trial. JAMA 2018;319(17):1781-1789. Disponível em: https://jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/2679131

Comentários:

A utilização da Nitrofurantoína por 5 dias parece ser uma melhor escolha do que a cômoda dose única de fosfomicina para tratamentos deste problema muito prevalente.

Data de acesso:

Endereço:

https://jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/2679131

Número, Data e Autoria:

Luciano N. Duro, fevereiro 2019