Bala M et al. Mass media interventions for smoking cessation in adults. Cochrane Reviews 2008, Issue 1. Art. No.: CD004704. DOI: 10.1002/14651858.CD004704.pub2. Disponível em: http://cochrane.bvsalud.org/doc.php?db=reviews&id=CD004704
Esta revisão inclui 11 estudos envolvendo muitos milhões de participantes. Os locais incluíram Califórnia, Sydney e Melbourne.
McAvoy, Brian R. Mass media interventions are effective in changing smoking behaviour. PEARL No. 69, junho de 2008. Disponível em: http://www.cochraneprimarycare.org/sites/cochraneprimarycare.org/files/uploads/69_mass%20media%20smoking%20behaviour.pdf
As evidências vêm de encontro ao enrijecimento da política nacional anti-fumo, e as estratégias podem ser combinadas para reduzir a quantidade de fumantes no Brasil. Os gestores devem pensar em campanhas de mídia que atinjam suas respectivas populações de referência.
O Instituto Nacional do Câncer – Inca – promove capacitações para equipes que desejem ajudar pacientes a parar de fumar. A capacitação ocorre em parceria com as Secretarias de Saúde. Maiores informações podem ser obtidas em http://www1.inca.gov.br/tabagismo/
A ação inclui abordagem em grupos, e capacita o profissional para prescrição de reposição de nicotina ou ansiolíticos, de acordo com o nível de dependência do fumante. Após o curso, o profissional está apto a receber estes medicamentos na Unidade Básica de Saúde.
Tradução e comentários da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, julho 2010.