Estrogênio não é melhor que lubrificantes vaginais para os sintomas vaginais pós-menopáusicos

| 16 jul 2021 | ID: poems-43964

Área Temática:

Questão Clinica:

Nas mulheres com sintomas vaginais pós-menopáusicos, o tratamento local com estrogênios é melhor que os lubrificantes ou placebo?
Resposta Baseada em Evidência:

O estradiol vaginal não é melhor que os lubrificantes vaginais ou placebo no tratamento de mulheres com dispareunia, secura vaginal ou outros sintomas associados à menopausa (Nível de evidência 1b).

Alertas:

Queixas de dispareunia e secura vaginal são frequentes causas de consultas em APS. Conhecer os melhores tratamentos disponíveis é essencial para acessar essa população.

Contexto:

Foi conduzido um ensaio clínico randomizado duplo-cego em 302 mulheres em atendimento ambulatorial, com sintomas vulvovaginais moderados a graves. Comprimidos com 10µg de estradiol mais gel de placebo, e hidratante vaginal mais comprimidos placebos não foram mais eficazes do que duplo placebo (gel e comprimidos) na redução da severidade dos sintomas ou melhora da função sexual.

Referencia

Mitchell CM, Reed SD, Diem S, et al. Efficacy of vaginal estradiol or vaginal moisturizer vs placebo for treating postmenopausal vulvovaginal symptoms. A randomized clinical trial. JAMA Intern Med 2018;178(5):681-690. Disponível em: https://jamanetwork.com/journals/jamainternalmedicine/fullarticle/2674257

Comentários:

A tomada de decisão compartilhada para o tratamento de sintomas vulvovaginais pós-menopausa pode ser baseada no custo e preferência de formulação do paciente. Comprimidos vaginais de estradiol parecem não trazer benefícios além do gel vaginal ou hidratante. A extrapolação destes resultados deve ser feita com cautela, levando em conta que a maioria das mulheres tinham, em média, 61 anos (DP=4), eram brancas (88%), com ensino médio completo (66%).

Data de acesso:

Endereço:

https://jamanetwork.com/journals/jamainternalmedicine/fullarticle/2674257

Número, Data e Autoria:

Luciano N. Duro, mar. 2019