O diazepam adicionado ao naproxeno não melhora os escores de incapacidade ou dor em pacientes com dor lombar aguda mais do que o naproxeno sozinho. A dose do anti-inflamatório era padrão e a maioria dos pacientes teve alívio significativo, independentemente de tomarem diazepam ou placebo, além de analgesia.
Esses autores incluíram 114 pacientes que compareceram a um serviço de urgências com dor lombar não complicada durante menos de 2 semanas e tiveram uma pontuação de pelo menos 5 (mediana = 18) no Questionário de Dor e Incapacidade Lombar Roland-Morris. Com o questionário de 24 itens sobre incapacidade, perguntou-se aos pacientes sobre a limitação das atividades diárias por dores nas costas. Os pacientes foram, então, randomizados para receber naproxeno 500 mg duas vezes ao dia, conforme necessário, por 1 semana, com ou placebo ou diazepam 5 mg, 1 ou 2 comprimidos a cada 12 horas, conforme necessário. Os escores de uma semana por entrevista telefônica haviam melhorado em média 11 pontos na escala de incapacidade nos dois grupos (Intervalo de confiança – IC de 95%: 8 a 13) (IC95% para diferença média de 0,3: -2,8 a 3,5). Dor moderada a intensa ainda foi relatada em 32% dos pacientes no grupo diazepam e 22% dos pacientes no grupo placebo (Diferença de risco -10%; IC95% -26% a 7%, com Valor P = Não Significativo) em 7 dias. Outros resultados – tempo de retorno ao trabalho, desejo de procurar tratamento adicional ou desejo de tomar o medicamento prescrito (diazepam ou placebo) novamente – também não foram diferentes. O estudo teve 80% de poder para encontrar uma diferença na pontuação de pelo menos 5.
Friedman BW, Irizarry E, Solorzano C, et al. Diazepam is no better than placebo when added to naproxen for acute low back pain. Ann Emerg Med 2017;70(2):169-176. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5517351/
Entre os pacientes atendidos em serviços de urgências com dor lombar aguda, não traumática e não radicular, o naproxeno + diazepam não melhorou mais os resultados funcionais ou a dor quando comparado ao naproxeno + placebo uma semana e três meses após a alta. Cabe ressaltar que a dose utilizada no estudo corresponde a metade da dose alvo como relaxante muscular, o que pode ter alterados os resultados para menos.