Entre os bebedores problemáticos, as intervenções via Internet podem, a curto prazo, diminuir significativamente a quantidade de consumo de álcool e resultar em menos problemas para beber. Se esses efeitos são sustentados, é incerto.
Esses autores pesquisaram sistematicamente 7 bancos de dados médicos e psicológicos para identificar ensaios randomizados de intervenções na Internet que incluíam pessoas com mais de 18 anos que eram “bebedores problemáticos”. Os bebedores problemáticos são aqueles cujo volume e frequência de consumo representam potencial ou atualmente um risco à saúde (isso é distinto de já ter um transtorno por uso de álcool). Geralmente, o consumo problemático é quantificado em 5 ou mais bebidas em uma única sessão ou mais de 14 em uma semana para homens com menos de 65 anos e para homens com mais de 65 anos e para mulheres, é definido como 4 ou mais bebidas em uma única sentada ou 8 ou mais em uma semana. Os autores identificaram 19 estudos relevantes e obtiveram os dados de 14.198 participantes para análise. A maioria dos estudos durou apenas alguns meses e apenas um avaliou os participantes após um ano. O resultado primário foi o consumo médio semanal de álcool, usando uma unidade padrão de 10 gramas de etanol (mas observe: nos Estados Unidos, uma bebida padrão é de 14 gramas). Oitenta por cento dos participantes consumiam álcool regularmente e 20% bebiam muito. Infelizmente, os autores tiveram apenas dados de acompanhamento de 8095 participantes – uma ameaça significativa à validade dos dados. Entre os participantes, as intervenções na Internet resultaram em uma redução líquida de 5 doses por semana em comparação com os pacientes controle (95% IC -7,57 a -2,48, p < 0.001). Entre as mulheres, o consumo de álcool diminuiu 2 doses por semana. Se definirmos a resposta ao tratamento como colocar os bebedores-problema abaixo dos limiares mencionados acima, precisaríamos tratar apenas 5 bebedores-problema (odds ratio 2,20, 95% IC 1,63 a 2,95, p < 0.001, number needed to treat = 4,15, 95% IC 3,06 a 6,62) para que um deles não carregasse mais esse rótulo.
Riper H, Hoogendoorn A, Cuijpers P, et al. Effectiveness and treatment moderators of internet interventions for adult problem drinking: An individual patient data meta-analysis of 19 randomised controlled trials. PLoS Med 2018;15(12):e1002714. Disponível em: https://journals.plos.org/plosmedicine/article?id=10.1371/journal.pmed.1002714
A utilização de intervenções focadas na internet para redução do consumo do álcool em bebedores problema é uma alternativa atual e factível.