A continuidade do atendimento está associada à redução da mortalidade?

| 30 mar 2022 | ID: poems-44879

Área Temática:

Questão Clinica:

A continuidade do atendimento está associada à redução da mortalidade?
Resposta Baseada em Evidência:

A maioria dos estudos nesta revisão sistemática encontrou um efeito protetor de maior continuidade da atenção primária e mortalidade por todas as causas. (Nível de Evidência = 2a)

Alertas:

Contexto:

Os autores pesquisaram vários bancos de dados e a literatura cinzenta para identificar 13 estudos empíricos que relataram medidas de continuidade e mortalidade em pacientes atendidos em ambientes de atenção primária. Todos os estudos avaliaram a continuidade do cuidado por meio de padrões de uso do cuidado ou relato do paciente. Apenas 2 dos estudos incluíram enfermeiros ou assistentes médicos, profissão não existente no Brasil. A natureza dos estudos e seus dados impediram uma meta-análise formal. Uma limitação desta revisão é que os estudos avaliaram apenas a continuidade pessoal (relacionamento contínuo com um provedor), não a continuidade informacional (acessibilidade aos registros) ou a continuidade gerencial (coordenação entre todos os grupos envolvidos no cuidado), sendo que este último desfecho está mais relacionado a coordenação do cuidado do que propriamente a longitudinalidade. Doze estudos avaliaram a mortalidade por todas as causas, 9 dos quais encontraram um menor risco de mortalidade estatisticamente significativo associado a maior continuidade, 2 não encontraram associação e 1 descobriu que a associação mudou com base na medida de continuidade usada. Dois estudos encontraram riscos mais baixos de mortalidade por doença coronariana com maior continuidade e um encontrou riscos mais baixos de mortalidade por câncer ou doença pulmonar obstrutiva crônica. Os autores extraíram dos estudos mecanismos potenciais para explicar as associações, entretanto tudo é especulativo e levanta a questão principal: como formar mais médicos de atenção primária e como encorajar os sistemas de saúde a priorizar os cuidados em atenção primária?

Referencia

Baker R, Freeman GK, Haggerty JL, Bankart MJ, Nockels KH. Primary medical care continuity and patient mortality: a systematic review. Br J Gen Pract 2020;70(698):e600-e611. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7425204/

Comentários:

Entre os quatro atributos essenciais descritos pela Profa. Barbara Starfield (acesso de primeiro contato, longitudinalidade, integralidade e coordenação do cuidado), a longitudinalidade tem um papel essencial, principalmente no manejo das doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão arterial sistêmica, diabetes melitus, asma, entre outras. O contato continuado com uma mesma fonte de cuidado tem impacto em diversos desfechos, tais como idas a emergências, agudização de quadros crônicos ou hospitalizações, podendo ser esta fonte individual (um profissional de saúde) ou uma equipe de saúde.

Data de acesso:

Endereço:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7425204/

Número, Data e Autoria:

Marcelo Rodrigues Gonçalves, dezembro 2021