A aspirina em baixa dose é eficaz para promover a cura em pacientes com úlceras venosas nas pernas?

| 01 out 2021 | ID: poems-44156

Área Temática:

Questão Clinica:

A aspirina em baixa dose é eficaz para promover a cura em pacientes com úlceras venosas nas pernas?
Resposta Baseada em Evidência:

A adição de aspirina em baixa dose ao tratamento usual de úlceras nas pernas não é eficaz para acelerar a cicatrização da úlcera.

Alertas:

Contexto:

No ensaio clínico que baseou este POEM, 251 adultos com úlcera na perna aberta por pelo menos 4 semanas (duração média de 16 semanas) em 5 centros comunitários de saúde na Nova Zelândia. A maioria dos participantes (90%) não apresentava histórico de diabetes e apenas 7% apresentavam história de trombose venosa profunda.  Os pacientes foram estratificados por centro, duração e tamanho da úlcera, além de randomizados e alocados por cegamento, para receber placebo ou aspirina 150 mg por dia, além do tratamento habitual com curativos e compressão. A análise foi por intenção de tratar (ITT).  O tempo médio de cicatrização foi de 77 dias no grupo aspirina e 69 dias no grupo placebo (P = 0,25).  Houve um número semelhante de participantes curados no final de 24 semanas.  As taxas de efeitos adversos foram semelhantes entre os 2 grupos.

Referencia

Jull A, Wadham A, Bullen C, Parag V, Kerse N, Waters J. Low dose aspirin as adjuvant treatment for venous leg ulceration: pragmatic, randomised, double blind, placebo controlled trial (Aspirin4VLU). BMJ 2017;358:j5157. Disponível em: https://www.bmj.com/content/359/bmj.j5157.long

Comentários:

Estudos maiores, usando 300 mg por dia, estão em andamento.

Data de acesso:

Endereço:

https://www.bmj.com/content/359/bmj.j5157.long

Número, Data e Autoria:

André Luiz da Silva, maio 2020