Sarampo: como é realizada a vacinação?

| 2 julho 2019 | ID: sofs-42547
Solicitante:
CIAP2:
DeCS/MeSH: ,

A vacina tríplice viral – que previne o sarampo, a caxumba e a rubéola – e a vacina tetra viral – que contém os componentes sarampo, caxumba, rubéola e varicela – são ofertadas pela Rede Pública de Saúde e estão presentes na rotina do Calendário Nacional de Imunizações. Devem ser administradas da seguinte forma:

•aos 12 meses de idade: 1ª dose da vacina tríplice viral.

•aos 15 meses de idade: 2ª dose, com a vacina tetra viral.

•a vacina tetra viral pode ser administrada até 4 anos 11 meses e 29 dias.


Em situação de bloqueio vacinal em crianças menores de 12 meses, deve-se administrar uma dose da vacina tríplice viral entre 6 meses e 11 meses de idade e mantenha o esquema vacinal.

Atualização do calendário vacinal em crianças e adultos

•Pessoas de até 29 anos de idade, sem comprovação vacinal: administrar duas doses de vacina com componente sarampo, caxumba e rubéola. Aquelas que comprovarem apenas uma dose da vacina devem receber a segunda dose para serem consideradas vacinadas.

•Pessoas de 30 a 49 anos de idade, sem comprovação vacinal: administrar uma dose da vacina tríplice viral. Considere vacinada a pessoa que comprovar uma dose de vacina.

•Profissionais de saúde (independente da idade): devem comprovar duas doses de tríplice viral.

A vacina tríplice viral não deve ser administrada em: gestantes, menores de 6 meses, imunossuprimidos e em casos suspeitos de sarampo*.

*Caso suspeito de Sarampo: todo indivíduo que, independente de idade e situação vacinal, apresentar febre e exantema maculopapular, acompanhados de um ou mais dos seguintes sintomas: tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite.

Bibliografia Selecionada:

  1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de normas e procedimentos para vacinação. Brasília: Ministério da Saúde; 2014:176p. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_procedimentos_vacinacao.pdf
  2. Brasil. Ministério da Saúde. Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações – CGPN Nota Informativa nº 135-SEI/2017-CGPNI/DEVIT/SVS/MS. Informa as mudanças no Calendário Nacional de Vacinação para o ano de 2018. Ministério da Saúde; 2017. Disponível em: https://saude.es.gov.br/Media/sesa/Imuniza%C3%A7%C3%A3o/SEI_MS%20-%20Nota%20Informativa%20135%20-%20mudancas%20no%20calendario%20nacional%20de%20vacinacao%202018.pdf
  3. Rio Grande do Sul. Secretaria da Saúde. Centro Estadual de Vigilância em Saúde. Alerta sobre situação epidemiológica do sarampo no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: CEVS-RS; 2018. Disponível em: http://www.cevs.rs.gov.br/sarampo