Que reflexos devem ser testados nos recém nascidos? Quais os demais principais dados a serem pesquisados e qual o intervalo ideal entre as consultas de puericultura?

| 21 dezembro 2009 | ID: sofs-3599
Solicitante:
CIAP2:
DeCS/MeSH: ,
Graus da Evidência:

O livro de atenção à saúde da criança de 0 a 12 anos do Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição (SSC/GHC) recomenda, na primeira consulta, a pesquisa dos reflexos de sucção, de Moro e de preensão palmar e plantar.
O livro completo está disponível no site: http://www2.ghc.com.br/GepNet/livroatencaoacrianca.pdf .
Em anexo, enviamos a ficha de práticas preventivas pediátricas do nosso serviço, com as recomendações indicadas par crianças de 0 a 5 anos de idade.
Por razões éticas, não existem estudos bem delineados avaliando o impacto e o número ideal de consultas para crianças assintomáticas.
O SSC / GHC recomenda um número mínimo de sete consultas no primeiro ano de vida: a primeira consulta anterior aos 15 dias de vida, depois aos 30 dias de vida, 2, 4, 6, 9, 12 e 15 meses, justificando essas faixas etárias como consensuais entre diversos grupos nacionais e internacionais, por serem momentos de oferta de imunizações e de orientações de promoção e prevenção adequadas para as idades.
Também recomenda uma consulta aos 2 anos, outra entre os 4 e 6 anos, outra entre os 7 e 9 anos e uma aos 12 anos de idade, pelos mesmos motivos citados anteriormente.


SOF relacionadas:

  1. O que é o “teste do pezinho”?
  2. Qual o objetivo, quando e como realizar o teste da linguinha?
  3. Por que, como e quando devo realizar o teste do olhinho?

Bibliografia Selecionada:

  1. Brasil. Ministério da Saúde. Grupo Hospitalar Conceição. Gerência de Saúde Comunitária. Atenção à saúde da criança de 0 a 12 anos. Porto Alegre: Hospital Nossa Senhora da Conceição; 2009. Disponível em: http://www2.ghc.com.br/GepNet/publicacoes/livroatencaoacrianca.pdf Acesso em: 21 dezembro 2009.
  2. Práticas Preventivas Pediátricas [Internet]. Telessaúde RS. Disponível em: http://www.ufrgs.br/telessauders/ Acesso em: 21 dezembro 2009.