Histoplasmose é uma infecção causada pelo fungo Histoplasma capsulatum. Embora na grande maioria das vezes seja assintomática ou auto-limitada, em alguns indivíduos pode desenvolver infecção pulmonar aguda (tipo uma pneumonia) ou infecção disseminada progressiva e severa (infecção generalizada), sobretudo em pacientes imunodeprimidos (ex: infecção pelo HIV, câncer, uso de corticóides, etc).
A transmissão se dá através da inalação do fungo (H. capsulatum), que está presente em locais contaminados com fezes de pássaros ou morcegos como: galinheiros, pombais, construções abandonadas, minas abandonadas, terrenos com muitas fezes de galinhas ou outras aves e, principalmente, em cavernas ou sótãos.
Entre as atividades mais vulneráveis à exposição ao fungo, estão: escavação, construção/reforma, demolição e corte/carregamento de madeira. No entanto, as maiores exposições estão associadas à exploração de cavernas ou permanência em sótãos.
Desta forma, o melhor jeito do Agente Comunitário de Saúde (ACS) auxiliar na prevenção da histoplasmose é informando à população a respeito do modo de transmissão da infecção, buscando evitar o contato com o fungo, quando possível.