Uma úlcera varicosa é uma lesão de pele abaixo do joelho que leva mais de seis semanas para cicatrizar. Pode variar em tamanho, cor e profundidade. Ela pode durar muito tempo e retornar várias vezes após cicatrizar. Geralmente é causada por problemas na circulação venosa das pernas. Pode ser dolorosa e causar irritação, coceira e inchaço na perna afetada.
É mais comum com o avançar da idade – raramente ocorre antes dos 45 anos – com a obesidade e com a imobilidade.
O tratamento envolve a limpeza e curativo do ferimento, com a aplicação de faixas de compressão. A úlcera varicosa pode levar bastante tempo para cicatrizar e pode retornar mesmo após parecer curada. Também é possível a ocorrência de infecção ou outras complicações.
O Agente Comunitário de Saúde (ACS) pode orientar a pessoa portadora de úlcera varicosa a realizar os curativos regularmente em sua Unidade de Saúde. Além disso, pode incentivar o paciente a adotar medidas que previnam o aparecimento de novas úlceras, como:
- Usar hidratante nas pernas regularmente – além de fortalecer a pele, a passagem do hidratante ativa a circulação.
- Examinar as pernas frequentemente, procurando rachaduras, inchaço e vermelhidão. Tratar pequenas lesões logo que aparecem evita o desenvolvimento de úlceras.
- Cuidar para não machucar as pernas.
- Vestir calçados confortáveis, sempre que possível.
- Parar de fumar, pois a nicotina piora a circulação e facilita o aparecimento de úlceras.
- Emagrecer, para quem está acima do peso.
- Fazer dieta balanceada, para manter um peso saudável.
- Não beber álcool em excesso.