Qual medicação usar em pacientes diabéticos tipo 2, usando metformina + glimepirida em dose máxima, sem controle adequado da glicemia? Deve ser iniciada a insulinoterapia?

| 4 agosto 2008 | ID: sofs-71
Solicitante:
CIAP2:
DeCS/MeSH: , ,
Graus da Evidência: ,

Não encontramos uma comparação entre troca de fármacos, associação de novos fármacos e início de insulinoterapia. Entretanto alguns artigos de boa qualidade encontrados podem ser úteis na resolução da dúvida. Sabe-se que a maioria dos pacientes em uso de hipoglicemiantes orais ao longo de um período variável de tempo irá evoluir para o uso de insulinoterapia para controle adequado dos níveis glicêmicos. Em pacientes já em uso de uma associação de drogas, como é o caso desta consultoria, nos níveis máximos tolerados, pode-se optar como última alternativa antes de se iniciar insulinoterapia pela associação de uma terceira droga que seria a Acarbose (Acarbose 100 mg 3X ao dia). Como não existe comparação entre os desfechos de associação de Acarbose como terceira droga hipoglicemiante oral ou insulina deve-se individualizar a decisão médica para cada paciente, conforme a preferência do mesmo (Medicina Centrada no Paciente). Talvez uma boa estratégia para pacientes muito resistentes ao início da insulinoterapia seja iniciar com a Acarbose e orientar o paciente que esta será a última tentativa possível sem o uso de insulina sub-cutânea. (Grau D)
No caso de se iniciar a insulinoterapia pode-se manter a metformina e a sulfoniluréia, pois os benefícios destas drogas parecem ser úteis mesmo em pacientes em uso de insulina, principalmente a metformina por seu efeito em melhorar a ação periférica da insulina. A Acarbose deve ser retirada. (Grau A)


SOF Relacionadas:

  1. Quando insulinizar o paciente com diabetes mellitus tipo 2?
  2. Quando iniciar insulina para um paciente com Diabetes tipo 2?
  3. Como insulinizar o paciente com DM2? Com quais doses começar?
  4. Quais opções de insulinização do paciente com diabetes mellitus tipo 2?
  5. Pacientes diabéticos em uso de insulina podem receber apenas uma aplicação diária? Podem ser usados hipoglicemiantes orais em associação à insulina para pacientes com DM tipo2?
  6. Qual o melhor regime de tratamento com insulina para crianças com Diabetes Mellitus tipo 1: intensivo ou convencional?
  7. Quando iniciamos a insulinoterapia, é melhor uma dose noturna de NPH, pois há melhora do controle glicêmico por inibir a gliconeogênese hepática?

Bibliografia Selecionada:

  1. Lam KS, Tiu SC, Tsang MW, Ip TP, Tam SC. Acarbose in NIDDM patients with poor control on conventional oral agents. A 24-week placebo-controlled study. Diabetes Care. 1998 Jul;21(7):1154-8.  Disponível em: <http://care.diabetesjournals.org/content/21/7/1154.full.pdf>
  2. Holman RR, Thorne KI, Farmer AJ, Davies MJ, Keenan JF, Paul S, Levy JC; 4-T Study Group. Addition of biphasic, prandial, or basal insulin to oral therapy in type 2 diabetes. N Engl J Med. 2007 Oct 25;357(17):1716-30. Disponível em:<http://content.nejm.org/cgi/content/abstract/357/17/1716>