Qual importância da hidratação para os casos com arboviroses, mesmo que não apresentem diarreia e vômito?

| 2 junho 2016 | ID: sofs-23394
Solicitante:
CIAP2:
DeCS/MeSH: , , ,
Graus da Evidência:

A Hidratação é recomendada para pacientes com suspeita de Dengue, Chikungunya e Zika (arboviroses) com a finalidade de prevenir o surgimento de desidratação e ajudar na recuperação do paciente. As infecções causadas pelas arboviroses provocam uma resposta inflamatória no organismo que pode levar ao aparecimento de sinais e sintomas como febre, dor de cabeça e dor muscular. Essa resposta inflamatória pode levar a saída de líquidos de dentro dos vasos sanguíneos e provocar desidratação, pressão arterial baixa e choque, a depender da intensidade da doença apresentada pelo indivíduo. Portanto é importante estimular nestes pacientes a ingesta de líquidos, no mínimo 2 litros por dia, com água, sucos e chás.


Bibliografia Selecionada:

  1. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE.  Dengue: diagnóstico e manejo clínico: adulto e criança. 2002. Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Disponível em: <http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2016/janeiro/14/dengue-manejo-adulto-crianca-5d.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2016.
  2. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE.  Febre de chikungunya: manejo clínico. 2015. Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/febre_chikungunya_manejo_clinico.pdf>. Acesso em: 07 abr. 2016.
  3. HEILMAN, James M et al. Dengue fever: a Wikipedia clinical review. Open Medicine vol. 8(4):e105 2014. Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4242787/pdf/OpenMed-08-105.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2016.