Qual o armazenamento adequado, e qual o prazo de validade do soro fisiológico após aberto?

| 4 junho 2019 | ID: sofs-41816
Solicitante:
CIAP2:
DeCS/MeSH: ,

O soro fisiológico deve ser armazenado em temperatura ambiente (15ºC a 30ºC) e o prazo de validade é determinado pelo fabricante de acordo com a data de fabricação. Em geral, os fabricantes determinam 24 meses de validade para esse tipo de produto antes de ser aberto.(1)


É importante ler a bula do produto para obter informações adicionais, pois podem existir recomendações diferentes. Além disso, se for necessário, uma boa estratégia é ligar para o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) do fabricante em caso de dúvidas técnicas ou entrar em contato com a referência técnica da Vigilância Sanitária do seu município ou a Vigilância Sanitária Estadual.(1)

Um problema comum nas Unidades de Saúde é o uso parcial do soro fisiológico que permanece aberto por um tempo e é utilizado em outros procedimentos.

Não foi encontrada até o momento nenhuma legislação nacional, estadual ou municipal que especifique essa situação. A informação disponível é que o ideal é manter no próprio frasco, mas não há uma instrução normativa que oriente, recomende ou proíba tal conduta. No caso dos soros para irrigação (comprados em farmácias comerciais para uso doméstico) a maioria dos fabricantes recomenda manter em geladeira por três dias.(1)

Os produtos de uso hospitalar devem ser descartados adequada e imediatamente após o uso.(1)

Interpretamos que não se recomenda guardar sobras de volume de um procedimento para usar em outro momento. Por esse motivo, é importante haver disponibilidade de apresentações em volumes diferentes para que se possa calcular a quantidade necessária em cada procedimento a fim de evitar desperdícios.

Atributos da APS

Integralidade do cuidado: O cuidado integral em saúde supõe a qualidade dos insumos empregados. Isto é fundamental para a correta realização do tratamento e para garantir a segurança das pessoas, com a prevenção de complicações decorrentes do uso inadequado.

Material complementar:

Telessaude ES. Vídeo de Webconferência : Manejo de feridas (Aprox. 58 min.). Palestrante: Rafael Colodetti (Enfermeiro); Karina Tonini (Debatedora) . Apresentado em 03 fev  2014. Disponivel em: https://www.youtube.com/watch?v=C2g8H6jCJr4

 

Bibliografia Selecionada:

1. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa [internet]. Instrução normativa  – IN n° 9, de 1° de Agosto de 2016 (Publicada em DOU nº 148, de 3 de agosto de 2016). Dispõe sobre as bulas padronizadas de
medicamentos específicos. Disponivel em: http://portal.anvisa.gov.br/documents/10181/2718376/IN_9_2016.pdf/ffeca2b7-76ae-4b78-b858-24f394172878