Qual é a dosagem de dipirona indicada para crianças?

| 13 setembro 2010 | ID: sofs-5114
Solicitante:
CIAP2:
DeCS/MeSH: , , ,
Graus da Evidência:

A dosagem recomendada de dipirona para crianças é de 20 mg/Kg, por via oral, até 4 vezes ao dia em caso de dor de leve a moderada e febre. Considerando que a solução oral contém 500 mg/mL, uma criança de 20 Kg deve receber 400 mg ou 0,8 mL [1, 2].Deve-se evitar a prescrição em gotas, pois a dosagem obtida no gotejamento pode não ser a prescrita. As apresentações comerciais de dipirona podem diferir entre si na viscosidade do líquido e na forma do frasco gotejador. A relação de que 20 gotas equivalem a 1 mL de fármaco é generalizada e em muitos casos isso pode resultar em dosagens abaixo ou acima do recomendado, comprometendo o tratamento. Sugere-se o uso de seringas graduadas.
Segundo o Formulário Terapêutico Nacional [1], a permanência de produtos comerciais como dipirona atende a uma tradição de prescrição e uso baseado não em evidências, mas na crença de eficácia superior à de outros analgésicos e antitérmicos, além dos efeitos adversos tão raros, os quais não se constituiriam um problema de saúde pública. O uso parenteral da dipirona deve ser considerado quando não há disponibilidade de via oral. Mais de 30 países proibiram a comercialização da dipirona, entre eles os Estados Unidos (desde 1977), Japão, Austrália e a maioria dos países membros da União Européia. Isso explica o fato de que algumas bases de dados de medicamentos não apresentam informações sobre este fármaco.


Bibliografia Selecionada:

  1. CAMARGO, A. L. Dipirona sódica. In: Formulário Terapêutico Nacional 2008: RENAME 2006 / Ministério da Saúde, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos. Brasília: Ministério da Saúde, 2008. P. 103-104. Disponível em: http://www.telessaudebrasil.org.br/lildbi/docsonline/3/2/123-FTN.pdf Acesso em: 13 set 2010.
  2. Dypirone. In: DRUGDEX® System [Internet database]. Greenwood Village, Colo: Thomson Reuters (Healthcare) Inc. Updated periodically. Disponível em: http://www.thomsonhc.com. Acesso em: 13 set 2010.