Não foram encontradas revisões sistemáticas indicando com a melhor forma de orientar escolares de 5 a 10 anos de idade quanto à higiene oral (escovação e uso de fio dental).
Todavia, estudo realizado por Schlueter e colaboradores (2009) comparou dois diferentes métodos de orientação de escovação conforme técnica de Bass: no primeiro grupo, a orientação foi transmitida utilizando explicações verbais utilizando um folheto; no segundo grupo, a orientação foi transmitida utilizando explicações verbais e demonstração em um modelo, sem utilizar folheto.
Os dados demonstraram que o grupo, onde foi realizada a demonstração em modelos, apresentou melhores resultados. Assim, pode-se sugerir que a demonstração prática dos métodos de higiene oral (escovação e uso de fio dental) é melhor do que apenas a explicação verbal com utilização de folhetos, cartazes.
Além disso, cabe ressaltar que a motivação e esclarecimentos quanto à saúde bucal – técnicas e importância – são de suma importância para o desenvolvimento de estratégias de promoção de saúde bucal em escolares, envolvendo pais e professores.