SOF atualizada: https://aps-repo.bvs.br/aps/qual-a-diferenca-entre-meningite-bacteriana-e-viral-qual-a-gravidade-e-sequelas/
Meningite pode ser causada por vírus ou bactérias. A diferenciação só pode ser feita por exames, em especial a coleta de líquido da medula espinhal (punção lombar).
MENINGITE VIRAL: é a forma mais comum e mais leve da doença e frequentemente acomete crianças pequenas e bebês, especialmente no primeiro ano de vida. A melhora costuma ser espontânea, em algumas semanas, sem necessidade de tratamento específico.
MENINGITE BACTERIANA: é muito grave e deve ser tratada como uma emergência médica. Se não tratada, pode danificar seriamente o cérebro e causar infecção generalizada, levando à morte. O tratamento é realizado com antibióticos por via venosa e monitoramento hospitalar.
SINTOMAS DE MENINGITE: Os principais sintomas são dor de cabeça intensa, vômito, febre alta, endurecimento da nuca e sensibilidade à luz. Muitas pessoas também apresentam manchas na pele.
CONCEITO: A meningite é a infecção das meninges, as membranas que revestem e protegem o cérebro e a medula espinhal. A infecção faz as meninges inflamarem e incharem, o que pode danificar nervos e o cérebro.
COMPLICAÇÕES (SEQUELAS): podem variar de gravidade de pessoa para pessoa, e podem ser temporárias ou permanentes. Em geral, quanto mais grave a infecção, maior a chance de complicações. Perda da audição e visão, problemas com memória, concentração, coordenação motora, equilíbrio, aprendizado e fala, epilepsia e paralisia cerebral são possíveis complicações da meningite.