Para realizar assepsia intra oral é recomendada a clorexidina 0,12% ou no máximo 0,2%. Valores acima desta recomendação representam risco de toxicidade. Clorexidina a 2% é recomendada para o uso extrabucal (por exemplo, para a higienização dos lábios e pele em procedimento cirúrgico)(1).
O hidróxido de cálcio tem ação antimicrobiana com um tempo de ação menor. Enquanto a clorexidina é o padrão ouro para procedimentos odontológicos. O uso do hidróxido de cálcio ou clorexidina é uma temática bastante discutida na literatura. Estudos demonstram a ação complementar do uso associado, porém a clorexidina tem um tempo de ação substancial e reconhecida.
A Clorexidina a 2% é muito utilizada para procedimento intracanal, e deve-se ter cuidado com o contato na mucosa bucal. A clorexidina não deve ser usada por tempo prolongado por causa de seus efeitos colaterais. O tempo máximo recomendado é até 15 dias. Seu uso é recomendado em procedimentos cirúrgicos, periodontite e gengivite. O uso prolongado pode causar escurecimento da arcada dentária e alteração do paladar(2).
1. Medeiros JMF, Ferreira GS, Lima KC, Pedron IG, Shitsuka C. Comparativo de dois protocolos de substâncias químicas auxiliares utilizados em endodontia em duas faculdades de odontologia (USP-São Paulo e UNICAMP-Piracicaba). e-Acadêmica. 2022;3(3):e3833242. [Internet]. [acessado em 3 de fevereiro de 2023]. Disponível em: https://eacademica.org/eacademica/article/view/242
2. Araujo EA, Oliveira VV. Medicações Intracanal Utilizadas na Endodontia: Uma revisão de literatura. Trabalho de Conclusão de Curso [Internet]. [acessado em 3 de fevereiro de 2023]; Universidade de Uberaba (MG). 02 de julho de 2022:35p. Disponível em: encr.pw/0qFAX