Nenhuma conduta adicional deve ser realizada. A gestante deverá manter o acompanhamento de pré-natal de rotina na Atenção Primária.
A vacina tríplice viral não é realizada durante a gestação devido ao risco teórico de vacinas de vírus vivos sobre a embriogênese, embora nenhum estudo tenha demonstrado esse risco.
Nenhuma malformação da rubéola congênita foi observada em mulheres vacinadas logo antes da gravidez ou inadvertidamente vacinadas na gestação. Similarmente, não há nenhum efeito adverso atribuído à vacina contra o sarampo após a vacinação na gestação.
Recomenda-se evitar a gravidez durante um mês após a vacinação e durante a gestação apenas por precaução, para evitar um possível fator de confusão entre a vacinação e possíveis complicações da gestação por outras causas não associadas à vacina, incluindo aborto espontâneo e malformação congênita no recém-nascido.
SOF relacionadas:
1. Barss VA. Immunizations during pregnancy. Waltham (MA): UpToDate, 2016. [acesso em 19 de dez de 2016]. Disponível em: https://www.uptodate.com/contents/immunizations-during-pregnancy.
2. Brasil. Ministério da Saúde. Secretária de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. (Cadernos de Atenção Básica, 32). [acesso em 28 de jun de 2018]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_atencao_basica_32_prenatal.pdf
3. Brasil. Ministério da Saúde. Manual de normas e procedimentos para vacinação. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. [acesso em 22 de jun de 2018]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_procedimentos_vacinacao.pdf
4. Dynamed Plus. 356374, Measles, Mumps, and Rubella Vaccine [Internet]. Ipswich (MA): EBSCO Publishing, 2016 [atualizado em 07 dez. 2016]. [acesso em 19 de dez de 2016]. Disponível em: http://www.dynamed.com/topics/dmp~AN~T356374/Measles-Mumps-and-Rubella-Vaccine%23Contraindications-Warnings .