Qual a conduta para o binômio mãe-filho frente a um diagnóstico HBsAg positivo durante o pré-natal?

| 24 fevereiro 2022 | ID: sofs-44627
Solicitante:
CIAP2:
DeCS/MeSH: , , , ,

Caso a gestante seja HBsAg positivo, deve ser encaminhada, após o parto, para avaliação em serviço de referência; e, nas primeiras 12 horas de vida do recém nascido, deve-se administrar a Imunoglobulina Humana Anti-Hepatite B (IGHAHB) e a imunização ativa (vacina), com doses subsequentes com um e seis meses, sendo necessária a confirmação da imunidade pós-vacinal pela realização do Anti-HBs, até um ano de idade.

O profissional deve encorajar a genitora quanto a importância do acompanhamento das consultas de puericultura, assim como a completar o esquema vacinal da criança.


Com o objetivo de prevenir a transmissão vertical da hepatite B, o Ministério da Saúde recomenda a triagem sorológica durante o pré-natal, por meio da detecção do HBsAg, que deve ser realizado, preferencialmente, próximo à 30a semana de gestação.

Com a descentralização da assistência as hepatites virais, implementada em 2006 pelo Ministério da Saúde, ficaram a cargo da atenção básica, a prevenção da hepatite B e o controle da transmissão vertical da hepatite B. Neste contexto cada profissional da equipe multidisciplinar que compõe a estratégia saúde da família tem o seu papel pré-definido nesta abordagem. Para tornar viável esse processo, o Ministério da Saúde instituiu o Programa Nacional para a Prevenção e o Controle das Hepatites Virais, cujas ações preventivas da transmissão vertical devem ser incorporadas no pré-natal.

 

Bibliografia Selecionada:

1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. Guia de Vigilância em Saúde: volume único [recurso eletrônico]. 3a. ed. – Brasília. (Acessado em 04 de fevereiro de 2022).  2019:740p. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_vigilancia_saude_3ed.pdf

2. Focaccia R. Tratado de hepatites virais. São Paulo: Editora Atheneu. 2007