Quais são as formas de transmissão da hepatite C? Quais as orientações para o portador e seus familiares?

| 25 agosto 2009 | ID: sofs-2602
Solicitante:
CIAP2:
DeCS/MeSH:
Graus da Evidência:

A transmissão da hepatite C ocorre principalmente através do contato com sangue contaminado. São consideradas populações de maior risco:

A transmissão sexual é pouco freqüente, com menos de 3% em parceiros estáveis e, ocorre principalmente em pessoas com múltiplos parceiros e com prática sexual de risco (sem uso de preservativo), sendo que a coexistência de alguma DST – inclusive o HIV – é um importante facilitador dessa transmissão. A chamada transmissão vertical (de mãe para filho) é rara. Entretanto, já se demonstrou que gestantes com quantidades altas do vírus ou que também estão infectadas pelo HIV apresentam maior risco de transmitir a doença para o recém-nascido(1).
A hepatite C não é transmitida através do contato social do dia-a-dia, como por exemplo beijos, abraços, compartilhamento de copos e outros utensílios de cozinha ou através do assento do banheiro.
Contudo, como o vírus da hepatite C é transmitido através do sangue, é preciso ter cuidado no compartilhamento de barbeadores ou escovas de dente que possam estar contaminadas com sangue.
A pessoa portadora de hepatite C deve sempre cobrir seus pequenos cortes e ferimentos. Se for usuária de drogas, deve usar sempre material descartável e nunca compartilhar seringas. Usar preservativo em TODAS relações sexuais(2).


Bibliografia Selecionada:

  1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Hepatites virais: o Brasil está atento. 2a ed. Brasília: Ministério da Saúde; 2005. (Série B. Textos Básicos de Saúde). Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/hepatites_virais_br_esta_atento.pdf Acesso em: 22 janeiro 2015.
  2. Hepatitis C. England: NHS Choices. 2009. Disponível em:  http://www.nhs.uk/conditions/Hepatitis-C/Pages/Introduction.aspx Acesso em 25  agosto 2009.