Quais os sintomas e complicações do câncer de próstata?

| 21 agosto 2009 | ID: sofs-2512
Solicitante:
CIAP2:
DeCS/MeSH:
Graus da Evidência:
Recorte Temático:

A próstata é uma pequena glândula na pelve, encontrada apenas em homens. Está localizada entre o pênis e a bexiga urinária e envolve uma porção da uretra (canal que leva a urina da bexiga para o pênis). Sua principal função é auxiliar na produção de sêmen.
No Brasil, é o câncer mais comum em homens (depois do câncer de pele)(1), sendo que as chances de desenvolvê-lo aumentam com a idade. A maior parte dos casos ocorre em homens após os 65 anos de idade, e é mais comum em negros. Homens que têm familiares de primeiro grau com história de câncer de próstata também apresentam maior risco. Suas causas ainda não estão bem estabelecidas pela comunidade científica.
Apesar do tratamento do câncer de próstata ser muito desafiador, seu prognóstico geralmente é bom, principalmente porque – ao contrário de muitos outros tipos de câncer – sua progressão é lenta. Pode levar até 15 anos para que o câncer possa se espalhar da próstata para outras partes do corpo (metástases), principalmente nos ossos. Em muitos casos não afeta a expectativa de vida dos homens acometidos. Contudo, uma vez que os ossos são afetados, o câncer não pode mais ser curado e o tratamento passa a ser focado no alívio dos sintomas e no prolongamento da vida.
O câncer de próstata pode ser curado quando tratado nos estágios iniciais. O tratamento inclui a remoção da próstata, radioterapia e terapia hormonal. Todas as opções de tratamento estão associadas ao risco de efeitos colaterais significantes, incluindo perda da libido sexual, problemas de ereção e incontinência urinária. Por isso, alguns homens decidem adiar o tratamento até que exista um risco significante do câncer se espalhar.
No estágio inicial o câncer de próstata geralmente não causa sintomas. À medida que a doença progride, o paciente pode apresentar sintomas urinários (como por exemplo diminuição da força do jato urinário, dificuldade para iniciar a micção, aumento da freqüência urinária, entre outros). Entretanto, é muito importante ressaltar que outros problemas da próstata (que não o câncer) podem causar esses sintomas, como o seu aumento benigno – que inclusive é muito mais comum.


Bibliografia Selecionada:

  1. Duncan BB, Schmidt MI, Giugliani ERJ. Medicina ambulatorial: condutas de atenção primária baseadas em evidências. 3a ed. Porto Alegre: Artmed; 2004.
  2. The prostate [Internet]. London:The Prostate Cancer Charity. c2009 [updated 2009 Aug 4; cited 2009 Aug 21]. Disponível em: http://www.prostate-cancer.org.uk/info/prostate.asp#what_changes Acesso em: 21 agosto 2009.
  3. Prostate cancer [Internet]. England: NHS Choices. 2009 [updated 2009 Feb 11; cited 2009 Aug 21]. Disponível em: http://www.nhs.uk/conditions/Cancer-of-the-prostate/Pages/Introduction.aspx Acesso em: 21 agosto 2009.