Pode retornar ao trabalho um paciente assintomático com resultado IgM e IgG positivos, que era sintomático no momento da aplicação da primeira dose da vacina contra Covid?

| 18 março 2021 | ID: sofs-43769
Solicitante:
CIAP2:
DeCS/MeSH: ,

Na avaliação para o retorno ao trabalho, deve-se considerar os critérios clínico/epidemiológico e laboratorial, respectivamente. Portanto, antes de retornar ao trabalho será necessário repetir a sorologia.

Poderá liberar o retorno se o trabalhador estiver assintomático (sem usar antitérmico) após 72 horas, entre 7 a 10 dias do início dos sintomas e apresentar RT-PCR negativo. Se apresentar sorologia positiva para IgA ou IgM, deve manter o trabalhador afastado por 14 dias.


Para os casos leves, poderá seguir as orientações de isolamento social e repouso, hidratação, alimentação adequada, analgésicos e antitérmicos. O trabalhador deverá ser afastado pelo prazo inicial de 14 (quatorze dias) ou até completar os procedimentos diagnósticos. Deverá ser emitido o atestado para o trabalhador e para os integrantes de seu núcleo familiar/ contactantes; fazer acompanhamento e orientar a busca de atendimento em pronto-socorro de hospital de referência caso apresente dispneia.

Bibliografia Selecionada:

  1. Sociedade Brasileira de Infectologia [Internet]. Disponível em: https://infectologia.org.br/
  2. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT). Guia prático de gestão em saúde no trabalho para covid-19. Brasília (DF). Julho de 2020:37p. Disponível em: https://www.anamt.org.br/portal/wp-content/uploads/2020/07/Guia-Pra%CC%81tico-de-Gesta%CC%83o-em-Sau%CC%81de-no-Trabalho-para-COVID-19_20-07-20.pdf