O uso de fórmulas de leite de vaca modificado (NAN) em crianças desmamadas entre 6 meses e um ano parece ser melhor, principalmente naquelas crianças com alto risco para desenvolvimento de sintomas atópicos (história materna, paterna ou de ambos).
O estímulo à manutenção da amamentação com leite materno está entre as práticas mais custo-efetivas para prevenção de doenças em crianças pequenas. Este estímulo deve ser iniciado durante o pré-natal.
Os estudos geralmente comparam a manifestação de sintomas alérgicos entre os grupos com aleitamento materno, NAN e leite de vaca integral. As crianças alimentadas exclusivamente com leite materno e aquelas alimentadas com leites modificados como o NAN (fórmulas) demoram mais tempo em apresentar sintomas atópicos do que aquelas em uso de leite de vaca integral. O leite de soja, também parece acelerar o aparecimento de sintomas atópicos.(Evidência Grau A)
Por esse motivo o departamento de gastroenterologia da Sociedade Brasileira de Pediatria não recomenda o uso de leite de vaca integral no primeiro ano de vida.