O que é uma crise epiléptica? O que fazer na presença de um indivíduo que apresenta uma crise epiléptica?

| 28 janeiro 2010 | ID: sofs-3672
Solicitante:
CIAP2:
DeCS/MeSH: ,
Graus da Evidência:

As células do nosso cérebro, os neurônios, comunicam-se uns com os outros usando impulsos elétricos. Durante uma crise epiléptica estes impulsos elétricos são perturbados, levando o corpo a se comportar estranhamente. A severidade da crise epiléptica pode diferir de pessoa para pessoa. Algumas apenas passarão por um estado de “transe” de segundos ou minutos, enquanto outras perderão a consciência e terão convulsões: crise epiléptica caracterizada  por tremor incontrolável do corpo. Epilepsia é uma doença neurológica crônica, podendo ser progressiva em muitos casos, principalmente no que se relaciona a alterações cognitivas, freqüência e gravidade dos eventos críticos. É caracterizada por crises convulsivas recorrentes. Entre as causas de epilepsia – embora em um terço das vezes nenhuma seja identificada – estão:
Em pessoas que apresentam epilepsia, alguns fatores, descritos a seguir, podem ser desencadeadores de crises epilépticas:

Epilepsia em geral não é condição que mata, embora lesões decorrentes das crises epilépticas possam ocorrer. Na presença de uma pessoa apresentando uma crise epiléptica, ajuda médica não será necessária na maioria das vezes. No entanto, nas seguintes situações serviço médico de urgência deve ser acionado:

Na presença de uma pessoa apresentando crise convulsiva, seguem algumas recomendações ao que pode ser feito:


Bibliografia Selecionada:

  1. Epilepsy. Leaflet for patients [Internet]. NHS Clinical Knowledege Summaries. [cited 2009 Nov. 13]. Disponível em: http://www.cks.nhs.uk/patient_information_leaflet/Epilepsy Acesso em: 28 janeiro 2010.