O que é fibromialgia? Que orientações podem ser passadas pelo Agente Comunitário de Saúde à pessoas com esta condição?

| 16 dezembro 2009 | ID: sofs-3403
Solicitante:
CIAP2:
DeCS/MeSH: ,
Graus da Evidência:

Fibromialgia é um nome dado para dor muscular generalizada que não atinge as articulações. É uma condição crônica, mas não põe a vida em risco, não é progressiva e nem causa danos permanentes aos músculos, articulações ou ossos.a
Pessoas com fibromialgia geralmente não aparentam nenhum sinal externo da doença, no entanto podem estar se sentindo muito mal. É importante que as pessoas que estão ao redor entendam que a dor é real, embora não sejam visualizadas deformidades ou “inchaço” de articulações ou músculos.
Fibromialgia é uma condição relativamente comum, onde as mulheres são mais afetadas que os homens.
Os principais sinais e sintomas da doença são:

Abaixo uma figura com os pontos do corpo que mais comumente apresentam dor e que são usados pelos médicos para estabelecer o diagnóstico

imagem574_1

Outros sintomas menos freqüentes, mas que podem incomodar bastante, são:

Na presença de tais sintomas, um médico deve ser consultado para avaliar o diagnóstico, uma vez que os sintomas acima descritos também podem estar presentes em outras doenças.
Não existem exames complementares capazes de diagnosticar fibromialgia.
Fora o tratamento medicamentoso, que deve ser receitado pelo médico, uma série de orientações pode ser útil para pacientes com fibromialgia:


Bibliografia Selecionada:

  1. Fibromyalgia [Internet]. NHS Clinical Knowledge Summaries. 2009 [cited 2009 Dec 15]. Disponível em: http://www.cks.nhs.uk/patient_information_leaflet/fibromyalgia_arc  Acesso em: 18 dezembro 2009.
  2. Goldenberg DL. Fibrimyalgia [Internet]. Waltham, MA: Uptodate; 2009 [cited 2009 Dec 15]. Disponível em: http://www.uptodate.com/patients/content/topic.do?topicKey=~YK_KgtQ9BrPQ.z Acesso em: 18 dezembro 2009.