O que é esporão de calcâneo?

| 8 agosto 2013 | ID: sofs-5512
Solicitante: ,
CIAP2:
DeCS/MeSH: ,
Graus da Evidência:

A entesopatia de calcâneo (esporão) é um crescimento ósseo extra do osso do calcanhar. Ele pode se formar quando a fáscia plantar (tecido que reveste a região do pé) faz excessiva tração sobre o calcanhar. O esporão de calcâneo é encontrado em 10% da população assintomática, nas pessoas de meia idade e em 40 a 50% dos idosos e, por tal motivo, não se deve atribuir imediatamente ao esporão a causa da dor plantar.
Comumente o esporão causa dor durante seu desenvolvimento, podendo se tornar menos doloroso ou indolor à medida que o pé ajusta-se a este crescimento ósseo. Quando existe um esporão, a aplicação de pressão no centro do calcanhar provoca dor, indicando o diagnóstico. Exames radiológicos podem ser realizados para confirmar esta hipótese diagnóstica, mas eles podem não detectar lesões recém-formadas, não sendo sempre necessária a sua realização.
O tratamento visa o alívio da dor, assim como a manutenção funcional do pé. Observa-se que a maioria dos esporões do calcâneo dolorosos cura sem necessidade de cirurgia. A cirurgia de remoção do esporão somente deve ser realizada quando a dor interferir na deambulação. No entanto, os resultados da cirurgia são imprevisíveis, podendo persistir a dor.
Cuidados com os calçados utilizados, evitando sapatos apertados e saltos excessivamente altos ou baixos (rasteirinhas) são muito importantes, pois podem melhorar consideravelmente a saúde dos pés.
O excesso de peso também está muito relacionado com sintomas nos pés, devendo ser estimulados hábitos de vida saudáveis, como ingesta alimentar adequada e prática de atividade física, com calçados adequados.
A dor nos metatarsos é a forma mais comum de dor nos pés, mais frequente com o avançar da idade, por ganho de peso e diminuição do tônus muscular. Este problema é muito mais comum nas mulheres, sendo 8 atingidas para cada homem.
Além do esporão de calcâneo, outros problemas podem causar dor no calcâneo e região posterior, como:


Bibliografia Selecionada:

  1. Crawford F., Thomson C. Intervenciones para tratar el dolor plantar del talón (Revisión Cochrane traducida) [Internet]. Em: La Biblioteca Cochrane Plus, 2008 [cited 2013 Dec 10]. Número 2. Oxford: Update Software Ltd. Disponível em: http://www.update-software.com/BCP/BCPGetDocument.asp?DocumentID=CD000416 Acesso em: 8 ago 2013.
  2. Chiodo C.P. et al. Approach to Common Problems of the Foot and Ankle. In: Goroll AH, Mulley AG. Primary Care Medicine. 5th edition. 999 – 1005.
  3. Casanova F. Dor no Pé e no Tornozelo. In: Gusso G., Lopes J.M.C. Tratado de Medicina de Família e Comunidade. Porto Alegre: Artmed, 2012. p 1724-1734. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=lOZHeFiBYd4C&pg=PT22&lpg=PT22&dq=Casanova+F.+Dor+no+P%C3%A9+e+no+Tornozelo&source=bl&ots=Fi1RMTFAde&sig=ctM3ANNtA1Dwe4o_-vH_yNGGlZI&hl=pt-BR&sa=X&ei=6nHrVJGgIYqfggSDsYKADg&ved=0CCQQ6AEwAQ#v=onepage&q=Casanova%20F.%20Dor%20no%20P%C3%A9%20e%20no%20Tornozelo&f=false Acesso em: 8 ago 2013.