O médico clínico geral da ESF pode fazer relatório de sanidade mental a idosos ou deve ser um médico psiquiatra?

| 2 agosto 2017 | ID: sofs-36741
Solicitante:
CIAP2:
DeCS/MeSH: , ,
Graus da Evidência:

Segundo o Conselho Federal de Medicina, sim o médico da Estratégia da Saúde da Família pode atestar a saúde mental de uma pessoa. Conforme o Código de Ética Médica, em Resolução CFM nº 1.931, de 17 de setembro de 2009, a emissão de atestados de sanidade mental não é exclusiva do médico psiquiatra. Conforme descrito do artigo 7º, da resolução do CFM 1.658/2002, qualquer médico, de qualquer outra especialidade, está autorizado a emitir atestados de sanidade em suas diversas finalidades.


Importante observar as exigências formais de cada processo legal para que não haja problemas jurídicos específicos de cada caso. O atestado médico precisa de objetividade e clareza para que possa exercer toda sua eficácia. O médico, para fornecer tais atestados, deve examinar o solicitante pelo tempo que julgar necessário e em quantas ocasiões assim julgar conveniente, não se deixando pressionar por motivações alegadas.

Bibliografia Selecionada:

1. Conselho Federal de Medicina. Código de ética médica: resolução CFM nº 1.931, de 17 de setembro de 2009 – Brasília: Conselho Federal de Medicina, 2010. Disponível em: http://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20651:&catid=46