O dentista pode realizar extração dentária durante os ciclos de quimioterapia?

| 29 dezembro 2021 | ID: sofs-44529
Solicitante:
CIAP2:
DeCS/MeSH: , , ,

Sim, o procedimento cirúrgico deve ser realizado com profilaxia antibiótica -amoxicilina 1g uma hora antes da consulta odontológica(1), sempre precedida pela solicitação de exames laboratoriais, como o hemograma e o coagulograma, com taxas de plaqueta acima de 100.000/mm3 e neutrófilos acima de 1.000/mm3(2). Caso esses valores estejam abaixo do preconizado, o hematologista deve ser consultado e avaliada a possibilidade do procedimento, em âmbito hospitalar sob acompanhamento. Após o procedimento, a prescrição de antibiótico, anti-inflamatório, analgésico e de digluconato de clorexidina a 0,12% deve ser preconizada.


O ideal para o paciente oncológico é que estes passem por avaliação odontológica pelo dentista tão logo tenham sua doença diagnosticada, para que desta forma o tratamento odontológico anteceda o oncológico(2). Para isto, uma abordagem multidisciplinar se faz necessária com envolvimento de toda a equipe desde o início do tratamento.
Em caso de tratamento odontológico eletivo, o ideal é que seja realizado após o período de imunossupressão mais intensa, após a confirmação, por meio do hemograma, da recuperação medular e pelo menos 7 dias antes do próximo ciclo de quimioterapia(3).

Bibliografia Selecionada:

1. Mello De Araújo D, Gonçalves De Moura I, Cavalcanti Aragão Neto A, Pedroza de Andrade E. Relato de caso: manejo odontológico para paciente tratado com radioterapia e quimioterapia. CBS 2020;4(3):74-84. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/facipesaude/article/view/9875

 

2. Faria MT, Aragão JCS. Atendimento odontológico ao paciente com câncer: orientação para Cirurgiões Dentistas. Volta Redonda: UNIFOA. (Mestrado), 2017:64p. Disponível em: https://sites.unifoa.edu.br/portal_ensino/mestrado/mecsma/arquivos/2017/maira-tavares-pd.pdf

 

3.Picciani BLS, Santos PSS, Soares Jr LAV, Dos Santos BM. Diretrizes para atendimento odontológico. São Paulo: Quintessence, 2019.