Pesquisas concluíram que os efeitos estrogênicos dos fitoestrogênios de soja não são biologicamente significativos sobre a coagulação, fibrinólise ou a função endotelial. Mais estudos serão necessários para avaliar definitivamente a segurança e eficácia das isoflavonas.
Complementação
Um estudo prospectivo duplo cego randomizado com 431 mulheres pós-menopáusicas que utilizaram isoflavonas ou placebo durante 2 anos concluiu que o tratamento de alta dose de isoflavonas (300 mg / dia) não é capaz de causar anomalias hematológicas ou ativar os fatores de coagulação1.
Os resultados do estudo duplo cego randomizado com 87 mulheres em São Paulo também não encontrou um efeito estrogênico biologicamente significativo de isoflavonas de soja na coagulação e fibrinólise em mulheres na pós-menopausa2. Embora exista alguma evidência de que pode haver alguns benefícios na adição de soja e produtos de soja à dieta, não existem dados suficientes sobre a segurança desta prática e seus efeitos adversos. O uso de fitoestrogênios pode afetar as concentrações de tiroxina, insulina e glucagon, atuando como um desregulador endócrino. O potencial de induzir o crescimento de câncer de mama também precisa ser mais investigado3.