Existe alguma relação entre exposição a agrotóxico e desenvolvimento de câncer?

| 21 dezembro 2009 | ID: sofs-3624
Solicitante:
CIAP2:
DeCS/MeSH: ,
Graus da Evidência:
Recorte Temático:

Existem diversos estudos que analisam a relação entre agrotóxicos e desenvolvimento de câncer.
Uma revisão conduzida por autores canadenses encontrou estudos que demonstram associação de exposição a pesticidas e câncer de cérebro, próstata, rim e leucemia e linfoma (“cânceres do sangue”). Avaliou-se também a exposição de crianças, tanto diretamente quanto pelo trabalho dos pais com essa substância, mostrando uma associação positiva (crianças expostas tinham mais risco).
É importante ressaltar que o uso do pesticida, por si só, não determina o desenvolvimento do câncer, mas pode aumentar as chances de isso ocorrer, especialmente com doses progressivamente maiores e sem a utilização de proteção adequada.


SOF Relacionadas:

  1. Existe associação entre exposição aos agrotóxicos e os problemas de saúde mental e suicídios?
  2. Quais os principais problemas de saúde dos trabalhadores que têm contato intenso com agrotóxicos utilizados em plantações de morango, uva, maçã e pêssego?
  3. Quais são os principais sinais e sintomas da intoxicação por agrotóxicos?
  4. Quais são os principais sinais e sintomas de intoxicação por agrotóxicos que o Agente Comunitário de Saúde deve observar durante visitas domiciliares aos agricultores?
  5. Quais são as estratégias de prevenção que os agentes de saúde devem utilizar para evitar casos de intoxicação pelo uso de agrotóxicos?
  6. Existe algum manual com orientações quanto a exposição a agrotóxicos?
  7. Qual o papel do Agente Comunitário de Saúde na orientação dos trabalhadores rurais expostos aos agrotóxicos?
  8. Qual é a melhor forma da equipe de saúde realizar ações de promoção e prevenção de casos de intoxicação por agrotóxicos entre agricultores?

Bibliografia Selecionada:

  1. Bassil KL, Vakil C, Sanborn M, Cole DC, Kaur JS, Kerr KJ. Cancer health effects of pesticides: systematic review. Can Fam Physician. 2007 Oct;53(10):1704-11. Disponível em <http://www.cfp.ca/content/53/10/1704.long> Acesso em <03/fevereiro/2015>