Em um paciente portador da diabetes mellitus, qual o critério para considerarmos que ele tem um pé diabético?

| 7 julho 2021 | ID: sofs-43271
Solicitante:
CIAP2:
DeCS/MeSH: ,

Pé diabético é a infecção, ulceração e/ou destruição de tecidos profundos associados com anormalidades neurológicas e vários graus de doença vascular periférica no membro inferior. Na prática, quando um profissional de saúde examinar os pés de um paciente diabético e notar alteração da sensibilidade da pele, presença de hiperemia, hipertermia, deformidades, edema, calos, feridas (ulcerações) com ou sem secreção ou gangrena, estará diante de um “pé diabético”(1).

A avaliação frequente dos pés de pacientes com diabetes é importante para identificar aqueles com risco de desenvolver ulceração nos pés e amputação. Identificar precocemente e tratar os fatores de risco são fundamentais para reduzir a morbidade por ulceração do pé. Os fatores de risco mais importantes são: história de ulceração anterior do pé, deformidade do pé, neuropatia periférica e doença vascular(2).

A realização de um exame físico sistemático envolvendo a inspeção cuidadosa dos pés e a pesquisa de neuropatia periférica pode reduzir significativamente a morbidade por problemas nos pés(2).


Bibliografia Selecionada:

1. Bahia. Secretaria da Saúde. Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia. Os cuidados com os pés diabéticos: uma abordagem simplificada [Internet]. (acesso em 2019 out 29):2p. Disponível em: http://www.saude.ba.gov.br/wp-content/uploads/2017/08/cedeba_folder_doabetico_profissionais_15agosto2017.pdf

2. Wexler DJ. Evaluation of the diabetic foot [Internet]. UpToDate. Literature review current through: Feb 2021. (acesso em 2021 mar 30). Disponível em: https://www.uptodate.com/contents/evaluation-of-the-diabetic-foot?search=META%20ANALYSIS%20FOOT&source=search_result&selectedTitle=3~150&usage_type=default&display_rank=3