A PQT-U ( poliquimioterapia única) para o tratamento da Hanseníase deverá ser interrompida após a administração de 12 doses mensais supervisionadas em um intervalo de até 18 meses para os casos multibacilares, momento em que os pacientes deverão receber alta por cura. Observe que não se trata de extensão do tratamento, é uma extensão do prazo para que as 12 doses mensais supervisionadas sejam administradas(1). |
O tratamento da Hanseníase por 18 meses é necessário para os casos de resistência/reações adversas a rifampicina, onde se utilizam esquemas alternativos, conforme os quadros a abaixo(1):
1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Hanseníase [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2022:152p. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolo_clinico_diretrizes_terapeuticas_hanseniase.pdf (Acesso em 15/12/2013).