Sim, é mais seguro e recomendável, segundo estudos e o último congresso de pediatria, dormir nessa posição reduz em até 70% o risco de morte súbita – uma das principais causas de óbitos de crianças com até um ano de idade. Algumas dicas importantes para orientar as futuras mamães e as demais cuidadores:
- POSIÇÃO CORRETA – Bebês devem dormir de barriga para cima, e não de lado ou de barriga para baixo. Os riscos de dormir de lado são semelhantes aos de dormir de bruços. Essa posição é instável e muitos bebês rolam e ficam de barriga para baixo.
- VÔMITO – Se o bebê está de barriga para cima e vomita, a tendência é tossir, e com isso chamar a atenção dos pais.
- SUPERAQUECIMENTO – Evite agasalhar demais o bebê na hora de dormir, pois isso dificulta os movimentos e pode superaquecê-lo.
- INCLINAÇÃO – A inclinação da cama não precisa ser maior do que 5%. Deixe os braços para fora da coberta para evitar que o bebê deslize e fique sufocado pelo cobertor.
- OBJETOS DECORATIVOS – Deixe o berço livre de almofadas, travesseiros, “cheirinhos” (panos ou outros objetos de transição), pelúcias e outros brinquedos, pois eles podem dificultar a respiração.