Deve-se erradicar o Helicobacter pylori em pacientes com metaplasia intestinal na Endoscopia Digestiva Alta? Como deve ser o acompanhamento endoscópico desses pacientes?

| 20 julho 2009 | ID: sofs-1258
Solicitante:
CIAP2:
DeCS/MeSH: , ,
Graus da Evidência:
Recorte Temático:

Não foram encontrados estudos com adequado rigor metodológico que indicassem a periodicidade ideal do acompanhamento endoscópico em pacientes com metaplasia intestinal, portanto essa resposta será baseada na opinião de especialistas.
A causa mais freqüente de gastrite é a infecção da mucosa gástrica pelo Helicobacter pylori (H.p). A inflamação determinada pelo H.p pode produzir perda glandular, desenvolvimento de atrofia, metaplasia intestinal e até displasia. Pacientes que apresentem metaplasia intestinal no resultado da Endoscopia Digestiva Alta (EDA) e que sejam portadores de H.p devem realizar o tratamento para erradicação da bactéria. A erradicação deve ser confirmada através da realização de teste respiratório ou nova EDA após o tratamento. O acompanhamento endoscópico desses pacientes deverá ser feito 6 meses após o primeiro exame e caso não tenha havido evolução da metaplasia os pacientes podem realizar a EDA de controle anualmente.

 


Bibliografia Selecionada:

  1. Genta RM, Rugge M. Review article: pre-neoplastic states of the gastric mucosa-a practical approach for the perplexed clinician. Aliment Pharmacol Ther. 2001 Jun;15 Suppl 1:43-50.