Como prestar assistência a um paciente alcoólatra?

| 10 maio 2010 | ID: sofs-4314
Solicitante:
DeCS/MeSH:

Os profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde são os mais indicados para agir na detecção precoce e realizar alguma intervenção em relação ao uso abusivo do álcool. Em geral, os alcoolistas (alcoólatras) não procuram os serviços de saúde e /ou os profissionais, com queixas do uso nocivo do álcool, mas por outros problemas de saúde, que muitas vezes são devidos a esse uso.
É importante que o profissional não “rotule” o usuário como alcoólatra ou drogado, porque isto pode afastá-lo do atendimento, podendo se sentir rejeitado, se percebendo como uma pessoa inferior, inadequada ou não merecedora de atenção e cuidados.
O profissional deve ter uma postura que demonstre que entende que o uso abusivo de álcool como um problema de saúde, para o qual o paciente precisa de ajuda e que ele tem disposição e capacidade para ajudá-lo a modificar o uso.
A Intervenção Breve é uma técnica de motivação para a mudança de comportamentos de saúde, direcionada principalmente para pessoas que fazem uso de risco de álcool ou outras drogas.
Através desta forma de trabalho, alguns princípios básicos como respeito pela cultura e escolha do usuário, postura empática e compreensiva do profissional, noção de práticas de saúde ampliada, ênfase na prevenção e facilidade de utilização e caráter interdisciplinar são seguidos.
Já existem experiências no Brasil que demonstram que todos os profissionais são importantes nesse processo e que todos os profissionais de saúde podem e devem aplicar a Intervenção Breve (médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, odontólogos, assistentes sociais, psicólogos, agentes comunitários de saúde).
O trabalho em equipe é extremamente importante. Deve existir uma organização do serviço, para que o alcoolista acolhido pelo ACS possa ter continuidade no tratamento.
Identificar quais os pacientes podem se beneficiar da intervenção breve, reconhecer quais os recursos / serviços de tratamento especializado próximos que poderão auxiliar estes usuários, assim como localizar grupos de auto-ajuda a dependentes disponíveis na sua região como Alcoólicos Anônimos e Comunidades Terapêuticas, são formas do ACS prestar assistência ao usuário abusivo de álcool.

SOF relacionadas:

  1. Como identificar um paciente alcoólatra?
  2. Qual deve ser a abordagem de pacientes alcoólatras pelos Agentes Comunitários de Saúde?

Bibliografia Selecionada:

  1. SUPERA – Sistema para detecção do uso abusivo e dependência de substâncias psicoativas: encaminhamento, intervenção breve, reinserção social e acompanhamento. Vol. 3 e 3. Brasília: Secretaria Nacional Antidrogas; 2006. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/92625500/Curso-Supera-Modulo3-Deteccao-do-uso-abusivo-e-diagnostico-da-dependencia-de-substancias-psicoativas Acesso em: 10 maio 2010.