Como pode ser feita a identificação de violência doméstica por Agentes Comunitários de Saúde?

| 4 agosto 2008 | ID: sofs-200
CIAP2:
DeCS/MeSH: ,
Graus da Evidência:

É papel de todos os profissionais da atenção primária à saúde, entre eles o Agente Comunitário de Saúde (ACS), identificar grupos, famílias ou indivíduos expostos a risco de violência doméstica.
Sendo assim, o ACS, em sua prática deve sempre estar atento a sinais que podem indicar a existência de algum tipo de violência doméstica, seja ela física, psicológica ou sexual.
Embora possa ocorrer em qualquer grupo populacional, mulheres (em especial com idade inferior a 35 anos; solteiras, divorciadas ou separadas; que fazem uso abusivo de álcool ou que têm parceiros que fazem; gestantes), crianças e idosos são os mais expostos.
O ACS deve estar atento a algumas pistas que podem indicar a existência de violência doméstica:

O melhor jeito de se detectar a violência é perguntando à vítima sobre o assunto. No entanto, alguns princípios devem ser seguidos pelo ACS para a detecção da violência:

Se a violência doméstica fica caracterizada, o ACS deve levar o caso para discussão com seu supervisor de campo para que sejam tomadas as medidas cabíveis. O mesmo deve ser feito quando apesar da negativa, a suspeita permanece, uma vez que a equipe poderá definir estratégias para lidar com a suspeita.


Bibliografia Selecionada:

  1. Sillman JS. Diagnosing, screening, and counseling for domestic violence [Internet]. Waltham, MA: UpToDate; 2009 [cited 2009 Jul 15]. Disponível em: http://www.uptodate.com/patients/content/topic.do?topicKey=~kDwv.r53/Mj5Wk