Como identificar se uma criança pode ter hanseníase?

| 7 abril 2022 | ID: sofs-44906
Solicitante:
CIAP2:
DeCS/MeSH: ,

Todas as pessoas que tiverem contato prolongado com um paciente que convive com hanseníase podem se contaminar independentemente da idade.


O guia prático sobre a hanseníase do Ministério da Saúde orienta que todo contato, independentemente da idade, de hanseníase deve receber orientação de que a BCG não é uma vacina específica, mas que ela oferece alguma proteção contra a hanseníase. É ainda importante que os profissionais de saúde estejam atentos ao fato que a BCG pode abreviar o tempo de incubação(1).
As crianças com vacinação em dia, principalmente a vacina de BCG, possuem o sistema imunológico mais alerta para várias doenças, incluindo a hanseníase.

A vacina BCG previne contaminação para a tuberculose que, por sua vez, tem a estrutura da bactéria parecida com a hanseníase, o micobacterium, e por isso melhora a imunidade para se defender da hanseníase.

Bibliografia Selecionada:

1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Guia prático sobre a hanseníase. Brasília – DF. 2017:68p. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_pratico_hanseniase.pdf