Como identificar os sinais e sintomas da dengue para orientar a população?

| 6 agosto 2009 | ID: sofs-2142
Solicitante:
CIAP2:
DeCS/MeSH: , , ,
Graus da Evidência:

O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias, e o intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É só depois desse período que os sintomas aparecem. Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada do mosquitos.
Dengue Clássica

Dengue hemorrágica
Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta:

Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem.
O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.
É importante procurar orientação médica ao surgirem os primeiros sintomas, pois as manifestações iniciais podem ser confundidas com outras doenças, como febre amarela, malária ou leptospirose e não servem para indicar o grau de gravidade da doença.

SOF relacionadas:

  1. Como é realizado o diagnóstico de dengue?
  2. Qual a especificidade e sensibilidade do teste rápido da dengue e que tipos existem?
  3. Qual é a diferença dos sintomas da dengue e da febre amarela?

 


Bibliografia Selecionada:

  1. Brasil. Ministério da Saúde. Fundação Nacional de Saúde. Programa Nacional de Controle da Dengue [Internet]. Brasília: FUNASA; 2002 [citado 2009 Ago 11]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pncd_2002.pdf