Como a Equipe de Saúde Bucal pode auxiliar no cumprimento da legislação que proíbe a venda de alimentos cariogênicos em cantinas escolares e proteger a saúde bucal das crianças?

| 25 setembro 2019 | ID: sofs-42780
Solicitante:
CIAP2:
DeCS/MeSH: , , , ,

A intersetorialidade entre as áreas de saúde e de educação na abordagem desse tema é fundamental. É preciso criar espaços de discussão (como os diversos segmentos da escola – associação de pais, professores, diretores, alunos – além dos conselhos de saúde, reuniões de equipe, conselho gestor, etc.) que possibilitem um entendimento sobre a regulamentação(1). O Programa Saúde do Escolar (PSE), é uma importante demanda de articulação entre escola e Unidade de Saúde(2).

Os professores são excelentes aliados, pois muitos promovem alimentação saudável em seu cotidiano e outros se sensibilizam quando percebem que este tema pode ser incluído em diversas atividades já realizadas. Um material educativo, produzido especialmente para o público escolar, pode ser muito válido neste processo. O diretor de escola também é um parceiro que precisa ser motivado(1).


É importante ressaltar que este planejamento integrado, envolvendo os agentes sociais dos setores de educação e de saúde, apresenta maiores chances de influenciar positivamente os fatores determinantes do processo saúde-doença bucal. A Equipe de Saúde Bucal tem melhores chances de influenciar os hábitos dietéticos das crianças por meio de alianças com os professores e com os pais, visando melhorar a qualidade da alimentação oferecida na escola e em casa, do que persuadindo os indivíduos de modo direto a comer menos açúcar(3).

Atributos da APS

Orientação familiar: As necessidades para a atenção integral devem levar em conta o contexto familiar, suas limitações e possibilidades. E mesmo diante de recursos escassos a família tem suas alternativas para perceber e resolver problemas.

Bibliografia Selecionada:

  1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Experiências estaduais e municipais de regulamentação da comercialização de alimentos em escolas no Brasil: identificação e sistematização do processo de construção e dispositivos legais adotados. (Série B. Textos Básicos de Saúde). Brasília: Ministério da Saúde; 2007:73p. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/regulamentacao_comercializacao_alimentos_escolas.pdf
  2. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. A saúde bucal no Sistema Único de Saúde [recurso eletrônico] / Brasília: Ministério da Saúde, 2018:350p. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_bucal_sistema_unico_saude.pdf
  3. Barros CMS. Manual técnico de educação em saúde bucal Rio de Janeiro: SESC; 2007:132p. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manualTecnicoEducacaoSaudeBucal.pdf