Com quanto tempo de evolução da doença, em caso de suspeita de dengue, está indicada a solicitação de sorologia?

| 18 fevereiro 2020 | ID: sofs-42989
Solicitante:
CIAP2:
DeCS/MeSH: ,

A partir do sexto dia do início dos sintomas, faz-se a sorologia pelo Método Enzyme-linked Immunosorbent Assay ( Elisa); detecção de antígenos virais: NS1, isolamento viral, RT-PCR e imunohistoquímica. Devem ser solicitados até o quinto dia do início dos sintomas.

Se positivos confirmam o caso; se negativos, uma nova amostra para sorologia IgM deve ser realizada para confirmação ou descarte.


As sorologias somente atingirão níveis detectáveis após o quinto dia do inicio dos sintomas.(1).Lembrando que para pacientes classificados como grupo A (caso suspeito de dengue, ausência de sinais de alarme, sem comorbidades, grupo de risco ou condições clínicas especiais), que são a grande maioria dos casos atendidos no âmbito da atenção básica, os exames específicos para confirmação não são necessários para condução clínica. A realização de exames confirmatórios para este grupo somente deve ocorrer se houver orientação da vigilância epidemiológica local ou em caso de mudança de classificação após reavaliação.

Bibliografia Selecionada:

1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Dengue: diagnóstico e manejo clínico: adulto e criança. 5 ed. 2016:58p. Disponível em: https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2016/janeiro/14/dengue-manejo-adulto-crianca-5d.pdf