Casais inférteis (mais de um ano tentando gestação espontânea), nos quais o homem tem varicocele, está indicado o tratamento cirúrgico para varicocele apenas se tiver as três condições:
– o diagnóstico for clínico, quando a varicocele é identificada ao exame físico (e não somente por ecografia);
– o espermograma for alterado (com exceção da azoospermia, que não tem indicação de cirurgia) e;
– não forem identificadas outras causas para a infertilidade do casal.
Nessa situação, o tratamento da varicocele aumenta a taxa de gestação espontânea e o paciente deve ser encaminhado para avaliação com urologista.
Para diagnóstico da varicocele clínica, o paciente deve ser examinado em posição ortostática. Existem três graus de varicocele clínica:
Grau 1: varicocele não visível e palpável apenas durante manobra de Valsalva.
Grau 2: varicocele não visível e palpável em repouso.
Grau 3: varicocele visível e palpável em repouso.
A varicocele subclínica se refere à varicocele não visível e nem palpável, mesmo com manobra de Valsalva, mas identificada em exame de ultrassonografia com Doppler.
Não há evidências de aumento nas taxas de gestação espontânea quando a varicocele é subclínica e/ou quando o espermograma é normal. Nesses casos, o casal infértil deve ser encaminhado para Serviço de Infertilidade para avaliação de outras causas.
1. Goroll AH, Mulley Júnior AG. Primary care medicine: office evaluation and management of the adult patient. 7. ed. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins, 2014.
2. Furst DE, Saad KG. Glucocorticoid withdrawal. Waltham (MA): UpToDate, 2016. [acesso em 14 de set de 2016. Disponível em: https://www.uptodate.com/contents/glucocorticoid-withdrawal
3. Silveiro SP, Salter F.Rotinas em endocrinologia. Porto Alegre: Artmed, 2015.