O espaçador artesanal é eficaz na prestação de terapia broncodilatadora em crianças com asma ou sibilo agudo

| 23 jul 2014 | ID: poems-96

Área Temática:

Questão Clinica:

O quanto são eficazes os espaçadores caseiros (feitos com garrafas PET, copos de isopor, sacos plásticos zip-up) na administração de terapia broncodilatadora em crianças com exacerbações agudas de sibilância ou asma?
Resposta Baseada em Evidência: A revisão não identificou diferenças entre o espaçador produzido comercialmente e o espaçador caseiro para a administração de beta 2 agonistas, através de um inalador dosimetrado (ID) para crianças menores de 18 anos, com agudizações de asma ou sibilos. Os desfechos estudados incluíram internação hospitalar, alterações na saturação de oxigênio, escore clínico, as alterações nas taxas de pico de fluxo expiratório, e necessidade de tratamento adicional.

Alertas:

Deve-se tomar cuidado na interpretação e aplicabilidade dos resultados devido ao pequeno número de ensaios clínicos randomizados, devido a poucos eventos disponíveis compatíveis com os critérios de inclusão na revisão, e devido à ausência de desfechos primários de interesse e outros resultados clinicamente importantes na maioria dos estudos incluídos. Dada a pequena amostra total e intervalos de confiança amplos, a equivalência entre os tratamentos não pode ser reivindicada.
Contexto: A asma é uma das principais causas de morbidade1 e incapacidade2 na infância, com exacerbações agudas da doença, sendo um motivo comum para admissão nos serviços de emergência e internações hospitalares3. A terapia inalada através de um ID com espaçador associado, é cada vez mais reconhecido como o melhor método de administração de beta 2 agonistas de ação rápida para a exacerbação aguda de asma ou sibilância.

Referencia

Rodriguez C et al. Commercial versus home-made spacers in delivering bronchodilator therapy for acute therapy in children. Cochrane Reviews 2008, Issue 2. Art. No. :CD005536. DOI :10. 1002/14651858. CD005536.pub2. Disponível em http://cochrane.bvsalud.org/doc.php?db=reviews&id=CD005536 Esta revisão contém seis estudos envolvendo 658 participantes. McAvoy, Brian R. Homemade spacers are effective in delivering bronchodilator therapy to children with acute wheezing or asthma. PEARLS Nº 79, julho de 2008. Disponível em http://www.cochraneprimarycare.org/sites/cochraneprimarycare.org/files/uploads/79_homemade%20spacers%20children%20wheezing%20asthma.pdf Referências citadas nesta Pearl: 1. Braman SS. Chest 2006;130:4S-12S. 2. Newacheck PW et al. Archives of Paediatric and Adolescent Medicine 2000;154:287-293. 3. Akinbami LJ et al. Paediatrics 2002; 110:315-322.  

Comentários:

Não houve diferença entre os dispositivos, o que, entretanto, não confirma a similaridade entre espaçadores artesanais e comerciais. A despeito disto, o estudo é fundamental para a tomada de decisão na Atenção Primária, embasando cientificamente a prática de terapia inalatória com broncodilatadores não-comerciais, especialmente importantes para famílias de baixa renda. Modelos desenvolvidos para pessoas de baixa renda também estão disponíveis no Brasil. Um deles é o  Flumax, cuja eficácia foi demonstrada. A similaridade da eficácia de broncodilatadores administrados por inaladores ou micronebulização também já foi comprovada. Uma revisão Cochrane demonstrou que não há diferença quanto a desfechos principais na administração de beta 2 agonistas para asma via inaladores ou nebulização em adultos e crianças.  Assim, é fundamental estimular o controle da asma através de beta-agonistas inalados domiciliares, reforçando a importância da revisão. Tradução e comentários da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, julho 2010.

Data de acesso:

200220020624

Endereço:

http://www.cochraneprimarycare.org/sites/cochraneprimarycare.org/files/uploads/79_homemade%20spacers%20children%20wheezing%20asthma.pdf

Número, Data e Autoria: