BVS Atenção Primária em Saúde
Traduzindo o conhecimento científico para a prática do cuidado à saúde
Suplementos antioxidantes não reduzem a mortalidade
|
23 jul 2014 |
ID: poems-94
Área Temática:
Questão Clinica:
O quanto são eficazes os suplementos antioxidantes sobre a mortalidade em ensaios clínicos randomizados de prevenção primária e secundária?
Resposta Baseada em Evidência:
Comparados com placebo ou nenhuma intervenção, suplementos antioxidantes (beta-caroteno, vitamina A, vitamina C, vitamina E, ou selênio), não reduzem a mortalidade em estudos envolvendo participantes saudáveis (prevenção primária) ou participantes com doenças diversas (gastro-intestinais, cardiovasculares, neurológicas , oculares, dermatológicas, reumáticas, renais, endocrinológicas ou doenças não especificadas)1. Na verdade, vitamina A, beta-caroteno e vitamina E oferecidos isoladamente ou em combinação com outros suplementos antioxidantes aumentam significativamente a mortalidade.
Alertas:
A revisão não avaliou suplementos de antioxidantes para o tratamento de doenças específicas (prevenção terciária), suplementos para pacientes com necessidade clínica comprovada de antioxidantes, ou os efeitos de antioxidantes contidos em frutas e legumes. Estes resultados sugerem que suplementos de antioxidantes devem ser considerados produtos medicinais e devem ser submetidos a avaliações suficientes antes de serem comercializados.
Contexto:
O estresse oxidativo pode desempenhar um papel na patogênese do câncer e doenças cardiovasculares, principais causas de morte em países de média e alta renda (1). Vários estudos observacionais têm mostrado uma associação positiva entre o maior consumo de frutas e verduras e o risco reduzido de doenças crônicas (2). Muitas pessoas tomam suplementos de antioxidantes na crença de que eles irão melhorar a sua saúde (3).
Referencia
Bjelakovic G et al. Antioxidant supplements for prevention of mortality in healthy participants and patients with various diseases. Cochrane Reviews 2008, Issue 2. Art. Nº CD007176. DOI: 10.1002/14651858.CD007176. Disponível em http://cochrane.bvsalud.org/doc.php?db=reviews&id=CD007176
Esta revisão inclui 67 estudos envolvendo 232.550 participantes.
McAvoy, Brian R. Antioxidant supplements do not reduce mortality. PEARLS Nº 78, Junho de 2008, Disponível em http://www.cochraneprimarycare.org/sites/cochraneprimarycare.org/files/uploads/78_Antioxidant%20supplements%20mortality.pdf
Referências citadas nesta PEARLS:
1. Halliwell B. Lancet 2000 ;344 :721-724.
2. Willcox JK et al. Critical Reviews in Food Science and Nutrition 2004 ;44 :275-295.
3. Nichter M et al. Culture, Medicine and Psychiatry 2006 ;30 :175-222.
Comentários:
É importante avaliar as evidências científicas para quaisquer medidas preventivas. Ações preventivas podem ser potencialmente danosas para os pacientes. A suplementação de antioxidantes vitamínicos é um exemplo claro de medidas preventivas ineficazes e que podem levar a maiores riscos que benefícios.
Tradução e comentários da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, julho 2010.