Com relação especificamente à pergunta formulada em pacientes em terapia de reposição hormonal (TRH) exclusivamente com estrógenos conjugados e apresentando fluxo menstrual este pode ser interrompido no período de 6 a 12 meses após o início de progestogênio contínuo associado ao estrógeno. Pode-se usar acetato de medroxiprogesterona de 2,5 a 10mg, ciproterona 1 a 2mg, noretisterona 0,7 a 1mg, entre outros, como associação aos estrógenos conjugados.
Entretanto, é importante ressaltar que o uso de estrógenos sem a oposição do progestogênio em mulheres com útero intacto (não-histerectomizadas) aumenta o risco de câncer de endométrio.
Além disso, desde 2002 as indicações de TRH vêm se reduzindo graças aos resultados de vários estudos bem-delineados e naqueles casos individualizados em que se opta por iniciar a TRH ela deve ser mantida pelo mais curto período possível para não se colocar estas pacientes em risco de câncer de mama, AVC, incontinência urinária de esforço e eventos tromboembólicos.