Existe alguma contraindicação ao uso de anticoncepcional oral em portadores de Hepatite B? Qual o melhor contraceptivo para estes pacientes?

| 24 setembro 2010 | ID: sofs-5177
Solicitante:
CIAP2: ,
DeCS/MeSH: ,
Graus da Evidência:

O anticoncepcional oral (ACO) é composto por estrogênios e progestogênios, hormônios sexuais femininos que têm metabolização hepática. O uso de ACO em portadoras de hepatites virais em atividade é considerado como categoria 4, situação em que o método apresenta um risco inaceitável de uso. Assim, o ACO e os demais métodos hormonais estão contraindicados na presença de hepatite viral em atividade. Métodos alternativos para pacientes com essas comorbidades são aqueles não-hormonais, em especial o Dispositivo Intra-Uterino (DIU) e o preservativo. É importante lembrar que apenas o preservativo oferece proteção simultânea contra Doenças Sexualmente Transmissíveis.

 


Bibliografia Selecionada:

  1. LOOSE, D.S.; STANCEL, G.M. Estrogens and Progestins. Goodman & Gilman’s The Pharmacological Basis of Therapeutics – 11th Ed. (2006). Disponível em: http://dvmbooks.weebly.com/uploads/2/2/3/6/22365786/2._goodman_and_gilman.pdf Acesso em: 24 set 2010.